|

WorldInformeSe – Semana 14/08 a 20/08

INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS

Na semana de 07/08 a 13/08/2021 houve precipitação apenas nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu e em pontos isolados do Paranapanema. As demais bacias hidrográficas de interesse do SIN apresentaram período de estiagem.
Na semana operativa de 14/08 a 20/08/2021 deve ocorrer chuva fraca a moderada apenas nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai.nos trechos baixos das bacias dos rios Tapajós e Xingu.
Para a semana operativa de 14/08 a 20/08/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai e da República da Argentina. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO.

INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS

Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa ascensão nas afluências do subsistema Sul e recessão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A previsão mensal para agosto indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas.

PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana operativa, as bacias dos rios Jacuí e Uruguai apresentam chuva fraca a moderada no fim da semana devido ao avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul (Figura 1).
Fonte: PMO / ONS

 

PREVISÃO DE CARGA

A diminuição das restrições locais provocadas pelo avanço na vacinação tem provocado uma melhora nas condições de demanda com impacto mais forte, que a esperada no início do ano, na recuperação da economia brasileira. O aumento recorde das vendas internacionais tem estimulado a criação de empregos e o setor industrial tem se mantido em patamares elevados principalmente daquelas indústrias voltadas para exportação. Além disso, também tem contribuído para a recuperação, a melhora das atividades do setor de serviços, onde se concentra cerca de 70% do emprego gerado no país.

 

Para a próxima semana operativa as sinalizações meteorológicas indicam a ocorrência de temperaturas superiores às observadas na semana em curso, nas capitais dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, exceto no Rio de Janeiro onde as previsões indicam temperaturas, em média, semelhantes as observadas na semana vigente.
Nos subsistemas Norte e Nordeste as previsões sinalizam temperaturas e condições do tempo sem variações em relação às últimas semanas, seguindo o comportamento típico para essa época do ano. Destaca-se a sinalização de ocorrência de precipitação, de baixa intensidade no início do dia, em Salvador e Recife durante todo o período de análise e a manutenção de temperaturas elevadas em Manaus e Belém.

 

 

As taxas de crescimento previstas para o mês de agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior, são de 1,4% para os subsistemas Sudste/Centro-Oeste, 5,2% para o subsistema Sul, 7,1% no Nordeste e 3,7% no subsistema do Norte.