|

Escape das bandeiras tarifárias e previna-se contra o alto preço da energia elétrica

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]Entenda por que a conta de luz está cada vez mais cara e quais alternativas estão à sua disposição para evitar tantas oscilações de preço na conta de energia

 

Desde de 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, com o objetivo de trazer maior transparência e dar ao consumidor mais consciência sobre o seu uso, no entanto, muitas vezes ele pode ser motivo de grande dor de cabeça quando traz acréscimos imprevistos no fim do mês.

Em julho de 2021, o Ministro de Minas e Energia declarou, que estamos vivendo a maior crise hídrica em 91 anos devido aos baixos índices de chuva nos últimos tempos. Segundo dados do Operador Nacional de Energia Elétrica (ONS), os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, responsáveis por 70% da geração de energia no país, estão funcionando com apenas 30% de seu volume.

Para controlar esse cenário de escassez, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou um novo aumento no valor da bandeira tarifária vermelha, que já estava no patamar 2 desde o começo de junho. O preço passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos, uma alta de 52% em relação ao último aumento que ocorreu há um mês.

Se os valores da conta de luz já doem os bolsos dos consumidores residenciais, imagine como fica a situação dos donos das empresas e indústrias que, na maioria das vezes, possuem como sua maior despesa mensal a conta de energia? Mas afinal, como fazer para não estar mais suscetível às bandeiras verde, amarela e vermelha do mercado?

Mas como você pode se prevenir dos altos preços tarifários e diminuir custos com energia?

Segundo o Ministro de Energia, Bento Albuquerque, o sistema elétrico brasileiro tem avançado nos últimos anos, “reduzimos nossa dependência das usinas hidrelétricas de 85% para 61% com a expansão das usinas de fontes limpas e renováveis”. Esse crescimento do uso de energias limpas se deve na maior parte ao mercado livre de energia.

Apesar de ainda não estar disponível a todos os tipos de consumidores, o mercado livre dá ao consumidor liberdade total de escolha sobre o seu fornecimento de energia e estar à frente da negociação de preço, qualidade e tipo de energia consumida. Pelo fato de existir contratos sobre a energia negociada diretamente com a geradora, no mercado livre de energia não existe essa diferenciação tarifária.

No mercado livre, o consumidor fecha o contrato como faria em qualquer outro processo de compra: escolhendo o próprio fornecedor e negociando diretamente com ele o serviço que será prestado. Confira abaixo alguns dos benefícios que o mercado livre proporciona:

Competitividade: a permanente concorrência entre geradores e comercializadores pelo atendimento aos consumidores do mercado torna o ACL mais competitivo, reduzindo preços e promovendo aumento da eficiência. Também estimula a inovação em relação aos produtos e serviços disponibilizados.

Flexibilidade: todas as condições de contratação de energia são negociadas livremente entre o consumidor e o fornecedor, tais como preço, volume, prazo, fonte de geração, forma de reajuste e flexibilidades contratuais, entre outros aspectos.

Previsibilidade: uma vez firmado o contrato, o consumidor consegue prever os custos de energia elétrica. Os riscos associados as mudanças repentinas nas revisões de tarifas de energia não são percebidos pelos consumidores do mercado livre, pois os preços estão previamente definidos no contrato. Portanto, é muito importante para os consumidores do mercado livre ter contratos de longo prazo.

Além dos pontos mencionados acima, não podemos deixar de reforçar que no mercado livre existe o incentivo para o consumo de energia renovável, o que promove a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e colabora com os protocolos de sustentabilidade para o planeta.

Se você está interessado no mercado livre de energia, entre em contato agora mesmo e descubra se sua empresa pode migrar para o mercado livre de energia![/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]