WorldInformeSe – Semana 18/09 a 24/09
INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS
Durante a semana de 11/09 a 17/09/2021 houve precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema e no trecho incremental a UHE Itaipu. Nas demais bacias hidrográficas de interesse do SIN permaneceu a estiagem. Para a semana de 18/09 a 24/09/2021 espera-se fraca precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, além de chuviscos em pontos isolados da bacia do rio Paranapanema e do trecho incremental a UHE Itaipu. Para a semana operativa de 18/09 a 24/09/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai e da República da Argentina. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO.
INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS
Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa ascensão nas afluências dos subsistemas Sudeste e Sul, estabilidade nas afluências do Nordeste e recessão nas afluências do subsistema Norte. A previsão mensal para setembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas.
PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA
A passagem de uma frente fria pela região Sul ocasiona chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu, e chuvisco em pontos isolados da bacia do rio Paranapanema e do trecho incremental a UHE Itaipu (Figura 1).
PREVISÃO DE CARGA
As projeções de carga para o mês de setembro/21 levaram em consideração a progressiva melhora dos setores de comércio e serviços do país, duramente afetados pela pandemia. O avanço da vacinação e a flexibilização das medidas restritivas explicam em grande parte esse resultado. Adicionalmente, a manutenção da produção Industrial em patamares elevados, também vem contribuindo para o desempenho da carga, apesar dos gargalos associados à escassez de insumos recentemente agravada por problemas de logísticas nos mercados internacionais e aumento da energia elétrica. Ressalta-se que durante as primeiras três semanas do mês ainda não se observam na carga, os efeitos relacionados ao programa de incentivo de redução voluntária do consumo.
Para a próxima semana operativa as sinalizações meteorológicas indicam para as capitais dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, temperaturas em média, semelhantes às observadas na semana em curso, onde foram verificadas em grande parte dos dias, temperaturas elevadas nas capitais do subsistema Sudeste/Centro- Oeste, enquanto nas capitais dos subsistemas Sul foram observadas temperaturas mais amenas. Nas capitais dos subsistemas Nordeste e Norte são esperadas para a próxima semana, temperaturas estáveis em relação à semana anterior, seguindo o comportamento típico para essa época do ano, porém destaca-se a expectativa de baixos totais de precipitação para a semana prevista.
Para o mês de setembro são previstos acréscimos de 0,1%, 7,4% e 6,2% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte, respectivamente, e para o subsistema Sul há expectativa de decréscimo de 1,5%. As taxas apresentadas são resultantes da comparação com igual período do ano anterior.