|

WorldInformeSe – Semana 17/07 a 23/07

INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS

No final da semana de 10/07 a 16/07 houve chuva fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu e em pontos isolados da incremental a UHE Itaipu e do Paranapanema.
No início da semana de 17/07 a 23/07/2021 permanece a condição de chuva fraca isolada no trecho de cabeceira do Iguaçu, na bacia do rio Paranapanema e na incremental a UHE Itaipu. No restante da semana as bacias hidrográficas da região Sul apresentam período de estiagem.
Para a semana operativa de 17/07 a 23/07/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO. Para a referida semana, não houve oferta de energia da República da Argentina.

INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS

Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa ascensão nas afluências do subsistema Sul e recessão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A previsão mensal para julho indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas.

PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

A condição de chuva fraca isolada permanece no trecho de cabeceira do Iguaçu, na bacia do rio Paranapanema e na incremental a UHE Itaipu no início da próxima semana operativa (Figura 1). No restante da semana as bacias hidrográficas da região Sul apresentam período de estiagem devido à atuação de uma massa de ar seco.
Fonte: PMO / ONS

 

PREVISÃO DE CARGA

O forte aumento que vem sendo observado nas atividades do comércio e serviços, associado a manutenção do ritmo elevado da produção industrial tem se refletido no desempenho da carga. Segundo o PMI® Serviços IHS Markit para o Brasil, as empresas de serviços registraram o aumento mensal mais acentuado na atividade de negócios em quase oito anos e meio, além disso foi registrada uma retomada do índice de emprego no setor. Segundo a FGV, a confiança do comércio subiu pelo terceiro mês consecutivo consolidando a tendência positiva que o setor vem passando após período de medidas mais restritivas no final do primeiro trimestre de 2021.

 

As previsões meteorológicas indicam para a próxima semana operativa, temperaturas mais amenas nas capitais das regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, em relação às observadas na semana atual. Para o período previsto há expectativa de que as temperaturas se assemelhem ao comportamento observado na primeira semana operativa do mês vigente, quando ocorreram registros de temperaturas baixas em grande parte das regiões do país. Para as capitais dos subsistemas Norte e Nordeste as sinalizações meteorológicas indicam manutenção das condições de temperaturas e precipitação observadas nas últimas semanas, típicas para essa época do ano.

 

 

 

As taxas de crescimento previstas para o mês de julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, são de 1,2% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, 4,0% para o subsistema Sul, 7,6% no Nordeste e 8,0% no subsistema do Norte.