|

WorldInformeSe – Semana 13/11 a 19/11

INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS

Na semana de 06/11 a 12/11 houve precipitação em todas as bacias hidrográficas do SIN. Nas bacias dos rios Paranaíba, São Francisco e Tocantins os totais observados foram próximos à média semanal. As demais bacias hidrográficas do SIN apresentaram totais de precipitação inferiores à média semanal.
Na semana de 13/11 a 19/11/2021 deve ocorrer precipitação nas bacias hidrográficas localizadas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Para a semana operativa de 13/11 a 19/11/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai e da República da Argentina. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO.

INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS

Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa ascensão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte e recessão nas afluências do subsistema Sul. A previsão mensal para novembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para os subsistemas Sul e Nordeste e acima da média histórica para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Norte.

PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

As bacias hidrográficas localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste permanecem apresentando precipitação, com valores previstos próximos a média semanal. As bacias localizadas na região Sul apresentam precipitação devido a passagem de uma frente fria, embora os valores sejam inferiores à média semanal. (Figura 1).
Fonte: PMO / ONS

 

 

 

 

PREVISÃO DE CARGA

Embora a confiança da indústria ainda esteja em nível elevado e acima dos níveis pré-pandemia, segundo a pesquisa do Índice Gerente de compras do setor industrial da IHS Markit para o Brasil de outubro/21, o crescimento das vendas e da produção desacelerou em meio a escassez de matériaprima e a pressões fortes sobre os preços. Os fabricantes de produtos registraram o primeiro declínio na produção desde abril/21. Todavia, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada registrado em outubro (81,3%), publicado pela Fundação Getúlio Vargas, alcançou o maior valor desde novembro de 2014. Além disso, apesar do aumento substancial dos custos de insumos, a pesquisa do Índice de Atividade de Negócios do setor de Serviços da IHS Markit para o Brasil, indicou a melhora do setor serviços no mês de outubro/21 com a mais acentuada expansão mensal da produção desde o início de 2012. O aumento foi muito associado ao crescimento da cobertura vacinal, à redução de casos de COVID-19 e à subida do volume de novos pedidos.

 

 

Para a próxima semana operativa as sinalizações meteorológicas indicam ocorrência de temperaturas superiores às observadas na semana em curso, principalmente no Rio de Janeiro. No subsistema Sul as previsões indicam aumento das temperaturas médias em Porto Alegre e Curitiba, enquanto Florianópolis deverá registrar temperaturas estáveis em comparação à semana vigente. Ressalta-se passagem de uma frente fria entre os dias 17 e 18/11, nos subsistemas Sudeste/CentroOeste e Sul, o que acarretará redução das temperaturas em relação aos primeiros dias da semana em análise e ocorrência de precipitação.
Os subsistemas Nordeste e Norte seguem, em geral, com condições meteorológicas estáveis e típicas para essa época do ano. Para Salvador há expectativa de redução das temperaturas e ocorrência de precipitação durante o período de 13 a 18/11.

 

 

Para o mês de novembro, as taxas de crescimento previstas em relação ao mesmo mês do ano anterior, para os subsistemas Sul, Nordeste e Norte são de 2,0%, 2,6% e 4,5%, respectivamente. Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste é previsto um decréscimo de 0,7% em relação a igual período do ano anterior.