|

WorldInformeSe – Semana 04/08 a 10/09

INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS

Na semana de 28/08 a 03/09/2021 houve precipitação nas bacias dos rios Paranapanema e Tietê, e na incremental a UHE Itaipu. Nas demais bacias hidrográficas de interesse do SIN permaneceu a estiagem. Na semana de 04/09 a 10/09/2021 deve ocorrer precipitação significativa nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai, e chuva fraca na bacia do rio Iguaçu. Para a semana operativa de 04/09 a 10/09/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai e da República da Argentina. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO.

INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS

Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa recessão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Norte, ascensão nas afluências do subsistema Sul e estabilidade nas afluências do Nordeste. A previsão mensal para setembro indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas.

PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA

A atuação de áreas de instabilidade no início da semana e a passagem de uma frente fria pela região Sul ocasiona totais significativos de precipitação nas bacias dos rios Jacuí e Uruguai, e, chuva fraca na bacia do rio Iguaçu (Figura 1). Fonte: PMO / ONS

 

PREVISÃO DE CARGA

As projeções de carga para o mês de setembro/21 levaram em consideração a progressiva melhora do setor de comércio e serviços do país, e a manutenção da produção Industrial em patamares elevados, apesar dos gargalos associados a escassez de insumos recentemente agravada por problemas de logísticas nos mercados internacionais e aumento da energia elétrica. Ressalta-se que as projeções foram ajustadas em função da expectativa de redução de consumo em virtude da nova bandeira tarifária.

 

 

Para a próxima semana operativa as sinalizações meteorológicas indicam para as capitais do subsistema Sudeste/Centro-Oeste temperaturas elevadas e superiores às verificadas na semana em curso, período marcado por temperaturas amenas no Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto nas capitais do Centro-Oeste foram observadas temperaturas mais elevadas. No subsistema Sul, a semana vigente foi marcada pela ocorrência de temperaturas amenas e típicas para essa época do ano, exceto em Porto Alegre onde foram observadas temperaturas elevadas. Para a próxima semana as previsões sinalizam comportamentos distintos para as capitais desse subsistema. Para Porto Alegre existe expectativa de redução das temperaturas máximas, enquanto para Curitiba há indicação de temperaturas superiores às verificadas na semana atual, por fim, para Florianópolis existe a expectativa de manutenção do comportamento observado nessa semana. Nas capitais dos subsistemas Nordeste e Norte são esperadas condições meteorológicas estáveis em relação às últimas semanas, seguindo o comportamento típico para essa época do ano, com destaque para Manaus e Belém onde existe expectativa de precipitação durante todos os dias da próxima semana operativa.

 

 

Para o mês de setembro são previstas taxas de crescimento de 3,2% para o subsistema Nordeste, 3,1% no subsistema Norte e decréscimos de 1,6% e 0,1% para os subsistemas Sudeste/CentroOeste e Sul, respectivamente.