WorldInformeSe – Semana 03/07 a 09/07
INFORMAÇÕES ENERGÉTICAS
No início da semana de 26/06 a 02/07/2021 o avanço de uma frente fria pela região Sul ocasionou precipitação de intensidade fraca à moderada nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu. Na região Norte, áreas de instabilidade ocasionaram precipitação no baixo Xingu.
Na semana de 03/07 a 09/07/2021 deve ocorrer um período de estiagem nas bacias hidrográficas da região Sul devido à a atuação de um sistema de alta pressão. Na região Norte, continua o padrão observado na semana anterior, com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no final da cascata do Xingu e do Tocantins. Prevê-se para esta semana operativa recessão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte e estabilidade nas afluências do subsistema Nordeste.
Para a semana operativa de 03/07 a 09/07/2021, houve oferta de energia da República Oriental do Uruguai e da República da Argentina. De acordo com o Art. 2º da Portaria MME nº 339, de 15 de agosto de 2018, as ofertas para importação de energia não foram consideradas na elaboração do PMO.
INFORMAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS
Em comparação com os valores estimados para a semana em curso, prevê-se para a próxima semana operativa recessão nas afluências dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte e estabilidade nas afluências do subsistema Nordeste. A previsão mensal para julho indica a ocorrência de afluências abaixo da média histórica para todos os subsistemas.
PREVISÃO PARA A PRÓXIMA SEMANA
Na próxima semana operativa a atuação de um sistema de alta pressão na região Sul ocasiona um período de estiagem nas bacias hidrográficas dessa região. Na região Norte, continua o padrão observado na semana operativa anterior, com a ocorrência de pancadas de chuva isoladas no final da cascata do Xingu e do Tocantins (Figura 1).
Fonte: PMO / ONS
PREVISÃO DE CARGA
A expectativa de que o setor industrial se mantenha em patamares elevados principalmente daquelas indústrias voltadas para exportação, e a melhora dos setores comercial e serviços em função do avanço da campanha de vacinação, conforme os indicadores de confiança disponibilizados pela FGV em maio/21, estão se refletindo nas projeções de carga realizadas para o mês de julho/21.
Durante a semana operativa em curso, o avanço de uma massa de ar polar acarretou temperaturas baixas em grande parte do país, inferiores às consideradas como premissas para elaboração das projeções de carga. As previsões meteorológicas indicam para a próxima semana operativa, temperaturas levemente superiores às observadas na semana atual em todos os subsistemas.
As taxas de crescimento previstas para o mês de julho em relação ao mesmo mês do ano anterior, são de 2,9% para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, 3,4% para o subsistema Sul, 6,9% no Nordeste e 7,6% no subsistema do Norte.